

INOVAÇÕES NA GESTÃO TRIBUTÁRIA E ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR AS RECEITAS MUNICIPAIS
DIAS 22, 23 E 24 DE OUTUBRO DE 2025
ONLINE AO VIVO - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
PROGRAMA:
Módulo I – Eficiência nos procedimentos de fiscalização tributária
Objetivo: Melhorar a eficiência dos processos de arrecadação e fiscalização através de
práticas inovadoras.
Conteúdo:
Análise de dados do FPM (CNM) e planejamento tributário.
Diagnóstico tributário municipal e sugestões de alterações nos Códigos
Tributários.
Estudos de caso práticos de municípios que implementaram melhorias na
arrecadação.
Discussão sobre renúncias fiscais e o papel do Tribunal de Contas.
Ferramentas de inteligência artificial, Negativação de Devedores no
SERASA/SPC, telemarketing e outras medidas para cobrança de tributos.
classificação dos devedores
melhoras no cadastro municipal
O que os Municípios devem fazer até a implementação da Reforma Tributária?
casos práticos de sucesso em municípios que implementaram melhorias
significativas na arrecadação.
Módulo II – Estratégias para aumento de receita municipal
Objetivo: Desenvolver estratégias eficazes para aumentar a receita municipal.
Conteúdo:
Propostas legislativas para ISSQN e construção civil.
Municipalização do ITR: aspectos legais; aspectos operacionais; aspectos
tributários; vantagens; novos procedimentos do CGITR
Protesto da Certidão de Dívida Ativa: vantagens e procedimento;
Criação do teto para Execução Fiscal (Resolução 547/2024 CNJ)
Ampliação das receitas do IPTU e ITBI através da atualização da Planta
Genérica de Valores (PGV)
Inteligência fiscal: ferramenta de fiscalização e ampliação da receita do ISSQN
Propostas legislativas para fiscalização de atividades de baixo risco, segundo a
Lei de liberdade econômica;
Criação de loterias municipais: ADPF 492 e 493
Securitização da Dívida Ativa (Lei complementar 208/24)
Módulo III – Transação Tributária no âmbito dos Municípios
Objetivo: Capacitar os participantes na implementação de transações tributárias
eficazes.
Conteúdo:
Aspectos teóricos e práticos da transação tributária.
Simulações de transações tributárias para prática dos participantes.
Discussão sobre a renúncia de receita na transação tributária.
Orientações de implantação: Resolução 547/24 – CNJ e Tema 1184 de
repercussão Geral
Orientação da ATRICON (Associação dos membros dos Tribunais de Contas do
Brasil)
A transação tributária como solução para os créditos de menor valor.
Quais os percentuais de desconto que podem ser oferecidos na transação
tributária? Os descontos podem recair no valor principal do débito tributário?
Análise de modelos de transação tributária em Blumenau e Porto Alegre.
Módulo IV – Retenção do Imposto de Renda pelos Municípios
Objetivo: Entender as normas e práticas relacionadas à retenção do IR pelos municípios.
Conteúdo:
Decisão do STF e obrigatoriedade da retenção do IR.
Implicações práticas das normas tributárias (IN/RFB nº 2.145/2023 e nº
1.234/2012).
Discussão sobre entidades imunes e isentas, e empresas do Simples Nacional.
Alíquotas para Retenção do IR
Base de Cálculo do IRRF
Obrigações Acessórias: EFD-Reinf
INSTRUTOR:
Prof. Helton Kramer Lustoza –
Procurador do Estado do Paraná
Pós-doutor em Direito Tributário pela UNIMAR (em andamento);
Doutor em Direito Tributário pela UNIMAR;
Mestre em Direito Constitucional pela UNIBRASIL, com estudos na UFPR;
Graduado em Direito pela Universidade Positivo;
Graduado em Ciências Contábeis pela UNIPAR;
Professor instrutor da EGP do Tribunal de Contas do Estado do Paraná;
Procurador do Município de São José dos Pinhais-PR (2009/2016);
Vice-Presidente do Conselho de Contribuintes Municipal (2010-2014);
Professor adjunto de Direito Tributário da Universidade Paranaense - Unipar;
Membro da Comissão da Advocacia Pública da OAB-PR;
Autor do livro Advocacia Pública em Ação, Impostos Municipais e Co-autor
do livro Tributos em espécie, todos pela editora JusPodivm;
Autor do livro Curso de Direito Tributário e da obra Eficiência
Administrativa e Ativismo Judicial - editora Ithala
Co-autor da obra LGPD na Administração Tributária, pela editora Dialética;
OBJETIVOS DO CURSO
O curso visa capacitar profissionais da área tributária municipal com um programa
abrangente e atualizado, focado em estratégias eficazes para o aumento da receita
municipal. Utilizando novos instrumentos legais e entendimentos jurisprudenciais, os
participantes terão a oportunidade de explorar novas fontes de receita, contribuindo para
a estabilidade financeira dos municípios. Este conhecimento é essencial para enfrentar
desafios orçamentários, especialmente em tempos de gastos extraordinários e quedas na
arrecadação.
Além disso, o curso enfatiza a importância da segurança jurídica, orientando os setores
fiscais e jurídicos na implementação de mudanças administrativas seguras. Isso é crucial
para evitar a criação de situações ilegais ou inconstitucionais que possam resultar em
penalidades pelo Tribunal de Contas ou condenações por improbidade administrativa.
Por fim, os participantes estarão aptos a implementar soluções inovadoras que não
apenas aumentem a receita, mas também assegurem a conformidade legal e a
sustentabilidade econômica de suas administrações municipais.
PÚBLICO-ALVO: servidores direta ou indiretamente ligados à atividade de tributação
municipal, tais como: auditores-fiscais, prefeitos, secretários de fazenda/finanças,
consultores, vereadores, procuradores públicos e demais interessados em atualizar seus
conhecimentos teóricos e práticos na área tributária municipal.
DATA, HORÁRIO DE LOCAL
Dias: 22, 23 e 24 de outubro de 2025 – de 09:00 às 12:00h (horário de Brasília)
Online ao vivo
METODOLOGIA:
Exposição ao vivo, de forma clara e objetiva, com a participação direta de todos os
integrantes da turma. Plataforma usada Google Meet.
MATERIAL DIDÁTICO:
Apostila encaminhada via correio eletrônico para reprodução.
Os certificados serão entregues ao final do curso via correio eletrônico
INSCRIÇÕES
R$ 800,00 por pessoa. Incluindo material didático e certificado.
Forma de pagamento: depósito no Banco Itaú Unibanco SA – agência 0407 – conta
corrente 49128-1 – titular: COTEF, boleto bancário ou nota de empenho.
INFORMAÇÕES E RESERVAS
(21)2440 7856 e (21)99617 1878 – whatsapp
cotef@cotef.com.br
www.cotef.com.br
PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
1 – Reserva de vaga por telefone ou whatsapp. Solicitamos aos interessados que
manifestem a intenção de participar do curso com a possível brevidade.
2 – Forma de pagamento: depósito no Banco Itaú Unibanco S.A. – Agência 0407 –
Conta Corrente: 49128-1 – Titular: COTEF, boleto bancário ou nota de empenho.
3 – Envio, via e-mail ou whatsapp da ficha de inscrição preenchida e posteriormente, do
comprovante de depósito.
FICHA DE INSCRIÇÃO
INOVAÇÕES NA GESTÃO TRIBUTÁRIA E ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR AS RECEITAS MUNICIPAIS
Razão Social : ___________________________________________________
Endereço:__________________________________________Cep. _________
Bairro:_________________Cidade: __________________________Estado: __
CNPJ: __________________________________________________________
Telefone ( )_________________________Cel. ( )___________________
Endereço eletrônico para envio da NFS-e: _____________________________
Nome, cargo, e-mail e celular dos participantes:
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PROMOÇÃO
COTEF – Centro de Orientação em Tributos e Estudos Fazendários
CNPJ: 02.520.698/0001-00
22720-010 - Estrada do Rio Grande, 1465 – Rio de Janeiro/ RJ
(21)2440 7856 ou (21) 99617 1878 whatsapp
www.cotef.com.br